Chegou a hora de desmistificar umas das dicas mais tradicionais do universo das dietas, afinal, quais os reais benefícios da famosa água morna com limão para a dieta? É mito ou verdade que ela emagrece? Limpa o organismo? Alcaliniza o sangue? Nós fomos atrás de todas essas respostas e o resultado você confere adiante.
Fruto muito versátil e rico em vitamina C, o limão pode ser usado tanto como tempero ou até no preparo de diversas sobremesas e sucos. Conhecido também por ser um fruto de baixa caloria – cada 100g possui apenas 26 calorias – seus benefícios podem ser obtidos usando o suco ou as raspas da casca, que por sua vez é rica em óleos essenciais.
Conhecido também por ser um ótimo aliado no combate de gripes e resfriados, principalmente quando utilizado na preparação de chá com mel, este fruto poderoso ainda fornece uma infinidade de benefícios e a nutricionista Bruna Crivelari, listou para nós os principais. “O limão é um alcalinizante poderosíssimo que pode ajudar a equilibrar eventuais situações de acidez, além disso, ele é rico em vitamina C que previne contra gripe e também apresenta efeitos anti-inflamátorios. Também utilizado em casos de asmas, ele é rico em potássio, por isso ajuda a reduzir a pressão arterial, tratar a prisão de ventre, diminuir o inchaço, tratar a anemia e o mais falado, destoxifica o organismo e combate os danos causados pelos radicais livres mantendo sua pele fresca”, afirma a nutri Bruna Crivelari.
Água com limão X Dieta
Agora que já sabemos que o limão tem inúmeros benefícios e que sim, ele realmente alcaliniza o sangue e deixa nosso organismo mais limpo e saudável. Porém, para se obter resultados deste hábito é necessário que o consumo seja prolongado e, o principal, é preciso dar adeus aos produtos industrializados, pois de nada adianta limpar o organismo e continuar com hábitos nada saudáveis.
Segundo a nutricionista Alexia Slanzi, o limão é uma fruta com muitos benefícios, porém sozinho não tem poder de queimar a gordura. Para obter esse resultado temos que viver uma vida ativa, com exercícios físicos e alimentação saudável.
Independentemente da água ser morna ou natural – pois, não há comprovação científica que prove que o consumo morno interfira de forma benéfica – Alexia orienta que caso o consumo seja feito para aumento da imunidade, o indicado é que o suco seja consumido uma vez ao dia pela manhã, podendo até mesmo acrescentar umas gotinhas de própolis à mistura.
“A água com limão contém um tipo de fibra presente nas frutas: a pectina. Esta é a responsável pela sensação de saciedade que irá favorecer o ato de comer menos durante o dia, resultando na perda de peso. Além disso, a Pectina fará com que você se sinta hidratado, evitando assim a dor de cabeça, a fadiga e o mau humor durante o dia. Porém, não basta somente tomar água com limão, é preciso iniciar uma reeducação alimentar e buscar um estilo de vida saudável e ativo. Entendam que o que causa a acidez no organismo é a alimentação, ou seja, alimentos ricos em processados, farinha branca, frituras, conservantes, aditivos, bebidas alcóolicas, congelados e outros. A constância no consumo destes alimentos causa o desiquilíbrio e acidificação sanguínea em longo prazo”, esclarece a nutricionista Bruna Crivelari.
Fonte: Revista Suplementação